Saiba como evitar o efeito bola de neve na sua empresa

Independente do segmento ao qual pertençam, ou de suas dimensões, todas as empresas estão sujeitas a passar por problemas que, sem o cuidado necessário, poderão entrar no efeito bola de neve. Esta é uma dor de cabeça comum a diversas organizações, e já tornou-se um termo comum no vocabulário de muito executivo.

O efeito bola de neve ocorre quando um problema, seja ele grande ou pequeno, não é solucionado a tempo. Assim, um problema, às vezes simples de ser resolvido, acaba tomando proporções maiores que o esperado, prejudicando a empresa tanto financeiramente, quanto em seu processo de trabalho e produção.

Seja por falta de automação na gestão, falhas de planejamento ou falta de cultura de autogestão dentro da equipe, o efeito bola de neve é altamente indesejado para qualquer organização. Confira 4 dicas para evitar que pequenos problemas tornem-se grandes preocupações para sua empresa:

#1 Identifique pontos relevantes do seu negócio

Como dito anteriormente, toda empresa, independente de seu tamanho, ou segmento de atuação está vulnerável ao efeito bola de neve. No entanto, partindo deste pressuposto, identificar pontos relevantes do seu negócio é fundamental para evitar que o fenômeno ocorra na sua empresa.

Ter os pontos mais relevantes mapeados e organizados, para que assim sejam priorizados, e compreender de que modo um processo da empresa tem influência direta em outros processos é um caminho a se seguir. Dessa forma, entende-se melhor as engrenagens da organização, como um setor afeta outro, e evita-se que pequenos problemas não resolvidos a tempo possam prejudicar o funcionamento da empresa num todo.

#2 Tome decisões no tempo certo

Um dos motivos dos problemas ganharem força e se tornarem uma bola de neve é a falta da tomada de decisões no momento certo. A partir do momento que há a identificação de um problema, uma resolução prévia do mesmo evita que, no futuro, suas proporções cresçam além do controle da empresa e prejudiquem a organização.

Ou seja, é necessário resolver os problemas, por menores que sejam, a tempo. Não deixar para depois. Afinal, evitar que problemas se repitam, ou ganhem proporções incontroláveis, deve ser prioridade do executivo, tanto quanto aumentar a eficiência na tomada de decisão, de modo a elevar a assertividade e a agilidade dos processos de maneira geral.

#3 Antecipe a resolução de problemas futuros

Uma habilidade fundamental para os gestores modernos é a de antecipar soluções para problemas futuros. Essa habilidade se aplica também aos executivos, uma vez que com uma agenda atribulada, antecipar soluções faz com que se economize tempo, aumentando a produtividade e o rendimento da empresa.

Uma maneira de tornar ainda mais eficiente a antecipação de problemas é fazer o uso da tecnologia. Um software, por exemplo, é um auxílio para o executivo priorizar suas ações, analisar o seu setor e alinhar com toda a equipe as decisões tomadas, para que assim seja possível exercer uma resolução antecipada e eficiente de problemas futuros.

#4 Incentivo à cultura de autogestão

Uma equipe despreparada acaba por afetar negativamente o desempenho do setor e da empresa. Incentivar a cultura de autogestão, onde os funcionários possuem a habilidade de conduzir o setor sem a necessidade do executivo presente o tempo todo, se tornou fundamental em qualquer empresa.

Com os executivos cada vez mais sobrecarregados, a autogestão tem como objetivo desenvolver a independência da equipe e incentivar habilidades como a de engajamento com as metas, aumento produtividade, identificação e resolução de problemas com antecedência. Estimular essa habilidade torna a equipe mais confiante e preparada para resolver por conta própria problemas que, mais tarde, poderiam se tornar grandes dores de cabeça ao executivo.

#5 Faça uso da tecnologia a seu favor

Diante de todos os desafios enfrentados pelo executivo, pode parecer difícil exercer todas as tarefas de forma efetiva, tomando decisões corretas e no tempo certo. Entretanto, tendo a tecnologia como aliada, otimizando sua gestão em busca de melhores resultados, tudo fica mais fácil.

Atualmente há diversas opções de software no mercado que auxiliam nas atividades do dia a dia. O Rung, por exemplo, é um software de gestão para situações excepcionais. Exequível a cada ramo de atuação, o Rung é conectado aos dados ERPs (Enterprise Resource Planning), o que se faz possível a extração de todas as informações sobre as excepcionalidades de cada organização.

Com um painel simples e interface inovadora, o executivo, junto com sua equipe, consegue gerenciar todas as situações pertinentes nas múltiplas funções disponíveis. Assim tornando possível uma tomada de decisão mais eficiente, alinhada com toda a equipe, gerando uma equipe mais produtiva e assertiva.

A implementação de um software de gestão se apresenta como uma alternativa extremamente eficaz para gerenciar todas as situações importantes e excepcionais, auxiliando o executivo e toda a sua equipe nas tarefas diárias, evitando que pequenos problemas se tornem grandes dores de cabeça e prejuízo direto à empresa.

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