Gestão de excepcionalidades: você já ouviu falar?

Excepcionalidade, por definição, é aquilo que representa um desvio de uma regra ou de um padrão estabelecido. Também é conhecido o fator de que não há regra sem exceção. Você está se perguntando qual a relação da exceção com o dia a dia corporativo? Ah, então esse post foi feito pra você! Veja o por quê.

A rotina nas empresas é atribulada: alta competitividade, complexidade dos negócios, times a gerenciar, clientes a conquistar, margem de lucro a preservar. Para gerir essa “máquina” e garantir engrenagens bem ajustadas, os executivos tendem a lançar mão de diferentes estratégias de gestão e formas de aumentar sua produtividade.

O objetivo é aumentar eficiência na tomada de decisão, mas não é incomum que esses profissionais se sintam sufocados e pouco produtivos. Existe dificuldades para identificar as prioridades do executivo.

A consultora Betania Tanure, aponta em pesquisa, que os executivos acreditam gastar 38% de seu tempo em tarefas pouco importantes para a estratégia das companhias. São horas do dia gastas para “apagar incêndios”, responder e-mails pouco relevantes ou estar de reuniões pouco objetivas.

Nesse contexto, surge a gestão de excepcionalidades. Que quer dizer que você pode fazer a gestão do seu negócio, sem perder o controle, mas sem entrar em detalhes e assuntos pouco relevantes. Como? Identificando as exceções mais importantes nos processos da sua empresa – que merecem sua atenção de forma pró-ativa – para direcionar suas ações. Viu, aqui está a importância da exceção!

Mapear os riscos e aumentar a eficiência passa inevitavelmente pela gestão de excepcionalidades. Por exemplo, você é o Diretor de RH (Recursos Humanos) de uma indústria. No planejamento estratégico da companhia, um dos compromissos assumidos (meta) por sua área é a redução de 15% no volume de afastamento por doenças na empresa. Esses afastamentos acabam impactando diretamente na produção da empresa.

  • Para chegar nesse percentual de redução e garantir que ele aconteça, é necessário mapear os afastamentos do ano anterior, em quais setores e quais as doenças, assim como ações de prevenção, certo?
  • Outro ponto importante é monitorar as áreas com maior incidência de afastamentos, para promover ações que evitem que os funcionários sejam afastados, como aumentar a ventilação, para evitar doenças respiratórias, por exemplo.

Mapeados esses fatores, pode-se dizer que você não precisa acompanhar com precisão e antecedência toda a rotina da área de medicina e segurança, certo? A realização dos exames admissionais, periódicos, a distribuição de equipamentos de proteção, entre outras atividades da área estarão fluindo conforme responsabilidade dos profissionais desse setor.

No entanto, se naquela determinada área, com grande incidência de afastamentos, o número não for controlado, aí você enfrentará problemas, não é mesmo? Logo, se a quantidade de afastamentos no setor estiver prestes à se tornar uma excepcionalidade, acima do aceitável para os objetivos da companhia, você precisa tomar conhecimento o mais rápido possível.

E aqui está a importância do Rung, o primeiro software para gestão de excepcionalidades do mundo que pode ajudar você a administrar melhor sua rotina corporativa. E é assim mesmo que ele funciona:

  • Você mapeia os riscos de situações excepcionais relevantes para seu negócio;
  • Integra com seu software de gestão (ERP);
  • E recebe alertas no momento que aquela informação se torna uma exceção no seu planejamento, se tornando um desvio de uma regra ou de um padrão estabelecido.

Essa gestão de excepcionalidades permite que você se dedique a outras atividades na empresa, pense em novos negócios e em estratégias para aumentar a competitividade, a satisfação dos clientes e o engajamento dos funcionários, por exemplo. Essa é uma excelente estratégia de gestão para aumentar sua eficiência e – por que não – sua qualidade de vida.

Você delega os processos, seleciona as excepcionalidades e conta com tecnologia para monitorar o que realmente importa. Para ver como ele funciona, basta acessar o link abaixo, fazer o seu cadastro e selecionar o que quer monitorar. É grátis, e você pode perceber como a gestão de excepcionalidades vai ajudar na sua rotina!

Compartilhe

Deixe o seu comentário